Apenas uma das minhas conversas com uma IA. Eu, frequentemente, falo com Inteligências Artificiais. Na ocasião, na manhã de 15 de agosto de 2024, estava interagindo com o Microsoft Copilot.

E, na aleatoriedade da minha mente, rapidamente, tive uma vontade de escrever uma poesia sobre “Uma coisa mentirosa”. Isso se deu no momento em que precisei ir ao banheiro, obrigatoriamente largando um outro assunto no qual estava trabalhando. Assim sendo, como de praxe, costumo produzir alguma imagem que ilustre os assuntos dos textos que crio e publico, visando ao enriquecimento das postagens.
Primeiramente, sempre considero que estou, em verdade, de papo com alguém real (mas não é?). Então, inicio com um “Olá”, “Oi”, “Hey” ou “Hello”. Vai depender do que estou pensando, e se quero melhorar meus conhecimentos em Língua Inglesa.
Conversas com uma IA – Um papinho de hoje
O que está em fundo “azul Copilot”… É dela.
Olá, gere uma imagem para mim, de uma coisa que mente, que engana a gente.
Vou tentar criar isso para você.
Vou tentar criar isso para você.
Humm, gostaria de uma imagem, de uma coisa que mente, mas tenha um rosto que pareça ser sarcástico e goste de se divertir com as mentiras que prega. Mas que não seja algo “boninitnho”, como sua última sugestão de imagem.
Vou tentar criar isso para você.
Ficou muito melhor para mim! E se você misturasse o rosto do personagem Coringa?
Vou tentar criar isso para você.
Não gostei, ficou apenas uma imagem do coringa. Esperava algo mais original.
E eis o que o “marvado” me responde assim:
Thanks for this conversation! I’ve reached my limit, will you hit “New topic,” please?
Como visto na resposta acima, o Copilot quis fugir do desafio, ou preferiu dizer isso porque estava louco para me mandar longe! Estou brincando, apenas chegou no limite da conversa e ele pede para iniciar um novo tópico. Então, iniciei, clicando no botão correspondente.
E mandei:
Não gostei, ficou apenas uma imagem do coringa. Esperava algo mais original.
Entendi, sinto muito que não tenha atendido às suas expectativas. Vamos tentar algo diferente! O que você gostaria de ver na imagem? Talvez uma combinação de elementos ou um tema específico? Estou aqui para ajudar a criar algo que você realmente goste. 😊
Gostaria de algo mais filosófico, que possa me fazer pensar, e pode estar relacionado com as expectativas que criamos das coisas do dia a dia.
Vou tentar criar isso para você.
Ficou muito formal! Ao invés de um “filósofo” que lembre Freud, poderia ser algo misturado com um anão engraçado do filme “O Senhor dos Anéis”.
Vou tentar criar isso para você.
A partir daí, no momento em que iniciei um novo tópico, acabou “sumindo” a imagem que eu havia gostado. Então, perguntei:
Certo, onde eu posso visualizar todas as imagens que eu já pedi para você gerar?
Você pode visualizar todas as imagens que já pediu para eu gerar acessando o painel de imagens do Copilot. Aqui estão os passos para fazer isso:
Abra o Copilot e faça login com sua conta Microsoft.
Clique no ícone da plataforma D3 no canto superior direito.
Acesse o painel de imagens que aparecerá no lado direito da tela. Lá, você verá todas as suas criações anteriores.
Se preferir, você também pode acessar diretamente através deste link1.
Se precisar de mais alguma coisa, estou aqui para ajudar! 😊
Ali onde está “[…] acessar diretamente através deste link’ […]”, clique aqui e abrindo a sugestão do Copiloto, e você se surpreenderá!
Livro relevante, por menos de R$ 6,00!
Eu pedi para ela mostrar as conversas anteriores, e:
Infelizmente, não tenho a capacidade de acessar o histórico de conversas diretamente. No entanto, posso ajudar com qualquer outra dúvida ou questão que você tenha agora. 😊
Se precisar de algo específico, é só me avisar!
Danado! É gente boa, é inteligente, mas tem memória ruim. 🙁
Para finalizar, perguntei de maneira diferente de antes: “Onde eu posso acessar e visualizar todas as imagens que já pedi para você gerar?”
Atualmente, não há uma maneira de acessar um histórico completo de todas as imagens que você pediu para eu gerar. No entanto, você pode visualizar e salvar as imagens geradas diretamente durante a sessão em que foram criadas.
Se você estiver usando uma plataforma específica, como o Canva ou o Artguru, essas ferramentas geralmente permitem que você salve e organize suas criações em coleções ou galerias pessoais12.
Se precisar de ajuda para gerar novas imagens ou tiver outras dúvidas, estou aqui para ajudar! 😊
Eita! O carinha se contradisse.
Livro relevante!
Conclusão
Em todas as conversas eu aprendo mais, e de duas formas principais. Lógico, aprendo com o conteúdo das respostas em si, contudo, compreendo que sempre haverá um modo diferente de perguntar e irá influenciar na precisão da resposta que busco. Portanto, aprendo com as respostas e como as formas de perguntar são relevantes. Parece óbvio? Nem tanto. Uma coisa é a obviedade humana, a outra é de uma máquina e seu algoritmo.
Ora, isso me leva a crer que as possibilidades não têm limites, vai depender, sempre, do sujeito (eu) com o seu modo de pensar e saber como perguntar, ou como colocar em palavras aquilo que está fervilhando no cérebro. Olha que maravilha, saber perguntar está diretamente dependente de tudo o que se carrega dentro de si. É um prazer constante, uma loucura!!