Pular para o conteúdo

Quer trabalhar com tecnologia nas escolas? Saiba como se tornar Professor de Sala de Tecnologias Educacionais em SC

capa soseforutil prof salas informatica

Com o avanço das tecnologias digitais no ambiente escolar, o papel do Professor de Sala de Tecnologias Educacionais deve ganhar, cada vez mais, destaque nas redes públicas de ensino. Em Santa Catarina, essa função integra o quadro da Secretaria de Estado da Educação (SED) e tem requisitos específicos.

Quer trabalhar com tecnologia nas escolas? Se você sonha com esse trabalho, nesse artigo, vai descobrir o que é preciso para assumir esse cargo, onde fazer os cursos exigidos e qual é o perfil ideal do profissional, e levo em conta que o aspirante à vaga tenha participado do concurso ACT SC em 2023. Aliás, fique atento aqui neste blog, pois publicará novidades para o próximo concurso ACT, que deve sair este ano de 2025.

Onde fazer os cursos exigidos para a vaga

Para os profissionais com formação na área de tecnologia, a exigência principal é possuir Licenciatura em Computação, Informática ou áreas afins, como Ciência da Computação ou Sistemas de Informação, desde que acompanhadas de formação pedagógica na mesma área. Esses diplomas garantem o conhecimento técnico-pedagógico necessário para conduzir práticas educativas com o uso de recursos digitais.

No edital do Processo Seletivo ACT 2024 (Edital nº 2362/2023), também é mencionado que cursos de pós-graduação em Tecnologias Educacionais ou áreas correlatas são aceitos como formação complementar.

Algumas instituições que oferecem esse tipo de formação reconhecida:

  • Universidades públicas e privadas com cursos presenciais e EAD licenciados pelo MEC
  • Instituições como IFSC, UNIVALI, UNINTER e UNIASSELVI, com foco em licenciaturas tecnológicas.

Por exemplo, a UNIASSELVI possui o curso Formação Pedagógica em Informática, com duração de 2 semestres (isso mesmo, apenas 2 semestres!) e que habilita uma pessoa graduada em áreas afins. No entanto, se você está pensando em iniciar uma graduação para assumir os laboratórios de informática ou ser professor habilitado da área, poderá fazer a Licenciatura em Informática, com duração de 8 semestres. Ambos os cursos são avaliados com nota 4 do MEC.

E para quem não é formado na área? Veja onde conseguir as 120h exigidas

Se você é professor licenciado em qualquer outra área, como Letras, Matemática ou Ciências, também pode concorrer à vaga. No entanto, o edital exige a comprovação de pelo menos 120 horas de cursos na área de informática.

Esses cursos precisam ser ofertados por instituições reconhecidas pelo MEC ou pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Confira algumas opções confiáveis:

  • AVAMEC (plataforma do MEC) – Cursos gratuitos sobre cultura digital, robótica, recursos educacionais abertos e mais.
    https://avamec.mec.gov.br
  • Escolas Conectadas (Fundação Telefônica Vivo) (Recomendo, fiz alguns nesse portal) – Formação em tecnologia aplicada à educação, com certificados.
    https://escolasconectadas.org.br
  • Faculdade FaSouza – Cursos online de 120 horas com certificado válido nacionalmente.
    https://fasouza.com.br
  • SóEducador – Cursos de capacitação com foco na prática pedagógica com tecnologia.
    https://soeducador.com.br

Antes de se inscrever, confira se o curso é certificado por uma instituição reconhecida. Certificados de plataformas não regulamentadas, mesmo que bem elaborados (como Fundação Bradesco, Hotmart, Udemy), podem não ser aceitos oficialmente.

Qual é o perfil ideal para o Professor de Sala de Tecnologias Educacionais?

Professor de Sala de Tecnologias Educacionais

De acordo com minha convivência em alguns ambientes escolares, sendo professor de Sala Informatizada, Algoritmo e Lógica de Programação, Python etc, observo que Professor de Sala de Tecnologias Educacionais é, acima de tudo, um facilitador pedagógico, e não apenas um técnico. Ele apoia os demais docentes no uso de tecnologias, participa do planejamento escolar e promove projetos inovadores no uso de recursos digitais.

Entre as competências desejadas, estão:

  • Boa comunicação e proatividade
  • Conhecimento em recursos educacionais digitais (Google Workspace, Canva, Kahoot, etc.)
  • Capacidade de integrar tecnologia ao currículo escolar
  • Interesse por metodologias ativas e inovação educacional
  • Um desejo incontrolável por aprender mais (Dica: Em vez de responder com um curto e enfático “não sei isso“, responder com um “Não sei isso, mas vou descobrir pra você“, logicamente sendo do alcance e do contexto do trabalho.)

Além disso, esse profissional deve estar atualizado quanto à legislação educacional e práticas de cibersegurança, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), especialmente no contexto escolar.

Conclusão

Assumir o cargo de Professor de Sala de Tecnologias Educacionais é uma excelente oportunidade para profissionais da educação que desejam unir tecnologia e pedagogia. Com a formação certa – seja específica ou complementar com os 120h em informática –, você estará apto a contribuir com a inovação no ambiente escolar e promover aprendizagens significativas por meio das tecnologias digitais.

Referências

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS. Processo Seletivo ACT 2024/2025 Edital 2362/2023 e Edital 2363/2023 – Homologação das Inscrições. Disponível em: https://acafe.org.br/concurso/act/2023/arquivos/site/homologacao%20basico.pdf​. Acesso em: 08 abr. 2025.​

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Edital nº 2362/2023 – Educação Básica – Retificado pelos Editais 2420 e 2488. Disponível em: https://storage.acafe.org.br/concurso/act/2023/Educa%C3%A7%C3%A3o%20b%C3%A1sica/Edital/Edital%202362%20-%20Educacao%20Basica%20-%20Retificado%20pelos%20Editais%202420%20e%202488%20-%2019.pdf​. Acesso em: 10 abr. 2025.​

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Instrução Normativa nº 364, de 9 de fevereiro de 2024. Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 9 fev. 2024. Disponível em: https://portal.doe.sea.sc.gov.br/repositorio/2024/20240209/Materias/971517/971517_final.html​. Acesso em: 10 abr. 2025.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.