A cultura maker está cada vez mais presente nas escolas, incentivando o aprendizado criativo, mão na massa e baseado em projetos. O cargo de Professor de Laboratório Maker em SC (Santa Catarina), integra a educação básica e possui exigências específicas.
Descubra, neste artigo, o que é preciso para conquistar essa vaga e como se preparar para fazer a diferença com tecnologia e inovação.
Índice
O que é o Professor de Laboratório Maker em SC?
Esse profissional é responsável por mediar o uso de espaços makers nas escolas públicas, promovendo experiências pedagógicas com foco em aprendizagem ativa, interdisciplinaridade, prototipagem e resolução de problemas reais. Com efeito, trabalha diretamente com alunos e professores, propondo projetos que envolvem eletrônica básica, robótica, impressão 3D, marcenaria, programação, entre outras práticas.
Além disso, atua no planejamento escolar, orienta o uso dos equipamentos do laboratório maker e contribui com a formação dos demais docentes no uso pedagógico dessas tecnologias.
Formação exigida para a vaga
Segundo o Edital nº 2362/2023 da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, para concorrer à vaga de Professor de Laboratório Maker, é necessário:
- Ser licenciado em qualquer área da educação
- Comprovar, no mínimo, 120 horas de cursos relacionados ao movimento maker, tecnologias educacionais ou metodologias ativas
Ou seja, não é obrigatório ter formação específica em robótica, computação ou engenharia. O foco está na experiência e na capacitação prática em cultura maker.
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Onde fazer os cursos exigidos
A carga de 120 horas pode ser cumprida com cursos de curta ou média duração, desde que a instituição emissora do certificado seja reconhecida pelo MEC ou pelo Conselho Estadual de Educação.
Plataformas confiáveis com cursos gratuitos ou acessíveis:
- AVAMEC (MEC) – Cursos como Metodologias Ativas, STEAM e Cultura Maker
https://avamec.mec.gov.br - Fundação Telefônica Vivo (Escolas Conectadas) (Recomendo, fiz alguns nesse portal) – Aprendizagem Criativa, Inovação na Prática
https://escolasconectadas.org.br - FaSouza – Cursos pagos com 120h sobre Práticas Maker na Educação
https://fasouza.com.br - SENAI e SESI SC – Cursos presenciais ou EAD de robótica educacional e eletrônica básica
💡 Dica: Evite certificados de sites não reconhecidos oficialmente, mesmo que tenham bom conteúdo.
O perfil ideal do professor maker
Esse profissional deve reunir habilidades técnicas e pedagógicas, mas principalmente atitude criativa, colaborativa e investigativa. Entre as competências desejadas:
- Curiosidade por aprender e experimentar
- Conhecimento básico em Arduino, Scratch, impressão 3D, ferramentas manuais
- Habilidade para conduzir projetos com foco em resolução de problemas reais
- Boa comunicação e empatia com alunos e professores
- Capacidade de integrar os projetos maker aos componentes curriculares
Não é preciso dominar tudo — o mais importante é ter mentalidade de facilitador e vontade de aprender junto com os estudantes.
Conclusão
O Professor de Laboratório Maker é um agente de transformação dentro da escola. Ao unir práticas manuais, criatividade e tecnologia, ele promove uma aprendizagem mais significativa, engajadora e conectada com os desafios do século XXI. Com a formação adequada e o perfil certo, você pode ocupar esse espaço e inspirar inovação por onde passar.
Referências
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Edital nº 2362/2023 – Educação Básica – Retificado pelos Editais 2420 e 2488. Florianópolis: SED/SC, 2023. Disponível em: https://storage.acafe.org.br/concurso/act/2023/Educa%C3%A7%C3%A3o%20b%C3%A1sica/Edital/Edital%202362%20-%20Educacao%20Basica%20-%20Retificado%20pelos%20Editais%202420%20e%202488%20-%2019.pdf. Acesso em: 13 abr. 2025.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Instrução Normativa nº 364, de 9 de fevereiro de 2024. Diário Oficial do Estado de Santa Catarina. Disponível em: https://portal.doe.sea.sc.gov.br/repositorio/2024/20240209/Materias/971517/971517_final.html. Acesso em: 13 abr. 2025.
AVAMEC. Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC. Brasília: MEC, 2024. Disponível em: https://avamec.mec.gov.br. Acesso em: 13 abr. 2025.
FUNDAÇÃO TELEFÓNICA VIVO. Plataforma Escolas Conectadas. São Paulo, 2024. Disponível em: https://escolasconectadas.org.br. Acesso em: 13 abr. 2025.