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Quer inspirar inovação nas escolas? Veja como se tornar Professor de Laboratório Maker em SC em 2025!

Seja professor de laboratório maker em SC.

A cultura maker está cada vez mais presente nas escolas, incentivando o aprendizado criativo, mão na massa e baseado em projetos. O cargo de Professor de Laboratório Maker em SC (Santa Catarina), integra a educação básica e possui exigências específicas.

Descubra, neste artigo, o que é preciso para conquistar essa vaga e como se preparar para fazer a diferença com tecnologia e inovação.

O que é o Professor de Laboratório Maker em SC?

Esse profissional é responsável por mediar o uso de espaços makers nas escolas públicas, promovendo experiências pedagógicas com foco em aprendizagem ativa, interdisciplinaridade, prototipagem e resolução de problemas reais. Com efeito, trabalha diretamente com alunos e professores, propondo projetos que envolvem eletrônica básica, robótica, impressão 3D, marcenaria, programação, entre outras práticas.

Além disso, atua no planejamento escolar, orienta o uso dos equipamentos do laboratório maker e contribui com a formação dos demais docentes no uso pedagógico dessas tecnologias.

Formação exigida para a vaga

Segundo o Edital nº 2362/2023 da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, para concorrer à vaga de Professor de Laboratório Maker, é necessário:

  • Ser licenciado em qualquer área da educação
  • Comprovar, no mínimo, 120 horas de cursos relacionados ao movimento maker, tecnologias educacionais ou metodologias ativas

Ou seja, não é obrigatório ter formação específica em robótica, computação ou engenharia. O foco está na experiência e na capacitação prática em cultura maker.

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Onde fazer os cursos exigidos

A carga de 120 horas pode ser cumprida com cursos de curta ou média duração, desde que a instituição emissora do certificado seja reconhecida pelo MEC ou pelo Conselho Estadual de Educação.

Plataformas confiáveis com cursos gratuitos ou acessíveis:

  • AVAMEC (MEC) – Cursos como Metodologias Ativas, STEAM e Cultura Maker
    https://avamec.mec.gov.br
  • Fundação Telefônica Vivo (Escolas Conectadas) (Recomendo, fiz alguns nesse portal) – Aprendizagem Criativa, Inovação na Prática
    https://escolasconectadas.org.br
  • FaSouza – Cursos pagos com 120h sobre Práticas Maker na Educação
    https://fasouza.com.br
  • SENAI e SESI SC – Cursos presenciais ou EAD de robótica educacional e eletrônica básica

💡 Dica: Evite certificados de sites não reconhecidos oficialmente, mesmo que tenham bom conteúdo.

O perfil ideal do professor maker

Esse profissional deve reunir habilidades técnicas e pedagógicas, mas principalmente atitude criativa, colaborativa e investigativa. Entre as competências desejadas:

  • Curiosidade por aprender e experimentar
  • Conhecimento básico em Arduino, Scratch, impressão 3D, ferramentas manuais
  • Habilidade para conduzir projetos com foco em resolução de problemas reais
  • Boa comunicação e empatia com alunos e professores
  • Capacidade de integrar os projetos maker aos componentes curriculares

Não é preciso dominar tudo — o mais importante é ter mentalidade de facilitador e vontade de aprender junto com os estudantes.

Conclusão

O Professor de Laboratório Maker é um agente de transformação dentro da escola. Ao unir práticas manuais, criatividade e tecnologia, ele promove uma aprendizagem mais significativa, engajadora e conectada com os desafios do século XXI. Com a formação adequada e o perfil certo, você pode ocupar esse espaço e inspirar inovação por onde passar.

Referências

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Edital nº 2362/2023 – Educação Básica – Retificado pelos Editais 2420 e 2488. Florianópolis: SED/SC, 2023. Disponível em: https://storage.acafe.org.br/concurso/act/2023/Educa%C3%A7%C3%A3o%20b%C3%A1sica/Edital/Edital%202362%20-%20Educacao%20Basica%20-%20Retificado%20pelos%20Editais%202420%20e%202488%20-%2019.pdf. Acesso em: 13 abr. 2025.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Instrução Normativa nº 364, de 9 de fevereiro de 2024. Diário Oficial do Estado de Santa Catarina. Disponível em: https://portal.doe.sea.sc.gov.br/repositorio/2024/20240209/Materias/971517/971517_final.html. Acesso em: 13 abr. 2025.

AVAMEC. Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC. Brasília: MEC, 2024. Disponível em: https://avamec.mec.gov.br. Acesso em: 13 abr. 2025.

FUNDAÇÃO TELEFÓNICA VIVO. Plataforma Escolas Conectadas. São Paulo, 2024. Disponível em: https://escolasconectadas.org.br. Acesso em: 13 abr. 2025.

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