Pular para o conteúdo

O que é SSD?

capa fixing laptop pexels elias gamez 10558598

Primeiramente, é preciso responder a pergunta, “o que é SSD?” SSD é um tipo de memória não volátil que, assim como um HDD, é utilizado como a principal peça para o armazenamento dos dados em dispositivos de informática, dentre outros.

Este é um texto breve e direto sobre SSDs, que não pretende esgotar o assunto, mas expõe alguns termos e conceitos visando ao esclarecimento de algumas dúvidas, servindo de auxílio na hora de decidir pela compra de tais dispositivos.

capa fixing laptop pexels elias gamez 10558598
SSD, saiba o que é esse dispositivo de armazenamento!

O que é SSD? É um acrônimo para Solid State Drive, em inglês. Em português, podemos traduzir para Unidade de Estado Sólido, ou Disco de Estado Sólido, apesar de não ser um disco propriamente dito. Comparando ao HDD (ou HD), do inglês Hard Disk Drive, ou Unidade de Disco Rígido em português, um SSD é sólido no sentido de não haver movimentações mecânicas internas, ou em sua própria estrutura, para a leitura, gravação ou alteração dos dados. Enquanto um SSD faz uso de chips de memória flash, um HDD, em suma, é composto de tecnologia mecânica para o armazenamento de dados em um ou mais discos magnéticos.

Os tradicionais HDDs ainda são bastante utilizados, porém, a tendência é da popularização e ampla substituição deles pelos SSDs.

Por quê? Por causa de vantagens como:

  • a melhoria surpreendente no desempenho do equipamento;
  • o consumo baixo de energia;
  • menor aquecimento;
  • o silêncio no funcionamento;
  • a alta resistência contra defeitos oriundos de movimentações bruscas ou trepidações e choques físicos;
  • maiores possibilidades de miniaturização;
  • redução abrupta do peso; etc.

Essas vantagens são possíveis, principalmente, porque os SSDs são projetados e construídos sem a necessidade de peças mecânicas presentes nos HDDs tais como motores de passo, braço atuador e eixo atuador, cabeças de leitura/gravação e discos ou platters, uma carcaça de metal hermeticamente fechada, muitos parafusos, etc.

Na figura abaixo é possível ver a parte interna de um HDD com vários discos ou platters, dentre outras peças.

hdd varios discos
Interior de um HDD com vários discos. Créditos: mconnors [1]

Nos SSDs, a leitura e gravação dos dados é feita em células de memórias flash, eletronicamente, através do uso da tensão elétrica. Tais células de memória são configuradas em blocos e esses blocos são constituídos de páginas.

crucial ssd 1t por dentro 1
Por dentro de um SSD Crucial MX500 de 1TB [2]. Veja, apenas uma plaquinha eletrônica!

Embora o SSD seja a preferência atual de hardware para o armazenamento de informações, ele também sofre desgaste e, desse modo, possui um tempo de vida útil. Isso se dá pelo número limitado de ciclos de escrita ou (re)programação dos bits na memória, devido à natureza das células de memória flash, bem como da qualidade dos componentes e da sua construção. Vale dizer que o uso de técnicas de nivelamento (Nivelamento de Desgaste), a reserva de células (Overprovisioning) e técnicas de gerenciamento pode-se aumentar a vida útil dos SSDs e HDDs [3] [4] [5]

Em poucas palavras, os SSDs são construídos para operarem com um de dois tipos principais de tecnologias de memórias flash conhecidos como NOR (Not Or) ou NAND. A palavra NAND é oriunda da lógica booleana, ou do operador lógico “NOT-AND”. Isso se deu pelo modo como ela opera, que é semelhante ao circuito NAND, e é sobre Flash NAND que esse texto aborda.

Basicamente, as células de memória NAND são compostas por transístores em um tipo de configuração que os permite reter cargas elétricas, em quantidades que definem os bits 0s e 1s. Ou seja, eles armazenam e “seguram” os dados (bits), que são cargas elétricas, mesmo depois da energia ser “cortada”, ou o equipamento desligado. A escrita de dados, ou a programação e reprogramação dos dados nas células de memória é chamada de ciclo, e é o que leva ao desgaste do hardware. Isto posto, vamos a uma síntese dos principais tipos de operação dessas memórias.

SSDs com NAND SLC (Single-Level Cell)

É o tipo mais antigo do mercado [7], armazenam apenas 1 bit (0 ou 1) por célula e têm uma vida útil aproximada que varia entre 50.000 e 100.000 ciclos. É mais rápida, tem menor capacidade de armazenamento e é mais durável. [4] [5]

SSDs com NAND MLC (Multi-Level Cell)

Armazenam 2 bits (00, 01, 10 ou 11) por célula, sendo de uma complexidade maior que a do NAND SLC e, portanto, levando a um tempo menor de vida útil, a saber, de 10.000 a 30.000 ciclos. É mais lenta do que a NAND SLC, mas uma capacidade maior de armazenamento e desgaste. [4] [5] Existe o tipo eMLC (Enterprise) desenvolvido para suportar mais ciclos de programação (20.000 a 30.000), sendo mais caro e para uso em aplicações corporativas. [7]

SSDs com NAND TLC (Triple-Level Cell)

Armazenam 3 bits (000, 001, 010, 011, 100, 101, 110 ou 111) demandando uma complexidade maior e um tempo bem menor de vida útil que varia entre 1.000 e 3.000 ciclos. Um pouco mais lenta, aumento da capacidade de armazenamento e desgaste mais rápido. [4] [5]

Todavia, em se tratando de tecnologia, há uma frequente e frenética busca por evoluções. Em 2018 surge a NAND QLC (Quad-Level Cell) e, em 2019, a NAND PLC (Penta-Levl Cell).

SSDs com NAND QLC (Quad-Level Cell)

Armazena 4 bits (0000, 0001, …, 1110, ou 1111), um aumento considerável na capacidade de armazenamento e na complexidade de gravação dos dados (exclusão e gravação) e, por isso, um tempo de vida útil bem baixo, podendo variar de centenas de a milhares de ciclos, sendo menor que a dos tipos acima citados. O tempo de durabilidade (vida útil) pode ser aumentado com implementações avançadas de gerenciamento de memória. [6]

SSDs com NAND PLC (Penta-Level Cell)

Armazena 5 bits (00000, 00001, …, 11110, 11111), sendo bem mais poder de armazenamento comparado com as tecnologias anteriores. Entretanto, seguindo a lógica, podem ter durabilidade e desempenho menor do que os tipos QLC, TLC, MLC e SLC.

Vale dizer que os fabricantes de SSDs implementam técnicas de gerenciamento de memória, como nivelamento de desgaste, alocação dinâmica de blocos e reserva de capacidade, para prolongar a vida útil dos dispositivos.

Como deixar o notebook mais rápido? Utilize um SSD.

.

É uma pena que muitas pessoas não entendam que um equipamento possa ser melhorado para aumentar a performance, seja um laptop ou um microcomputador. Naturalmente, os equipamentos mais atuais já estão sendo vendidos com um dispositivo de armazenamento SSD, em preterindo o HDD. Entretanto, ainda há uma grande quantidade de microcomputadores e laptops com a possibilidade da melhora considerável da velocidade.

É o caso, por exemplo, de microcomputadores utilizados em escolas. Certamente, há muitas instituições com muitos desses microcomputadores que suportam a substituição dos HDDs lentos e pesados, pelos SSDs leves e mais rápidos. De outra forma, pessoas com maior poder aquisitivo, talvez, optem por trocar o dispositivo por outro totalmente novo e mais moderno e, consequentemente, realocarem ou até doarem seus antigos microcomputadores para outras pessoas que os melhorariam fazendo um upgrade.

Ora, todo e qualquer microcomputador, de qualquer época, aceita ser atualizado? A resposta é não, infelizmente. Porém, há uma grande chance de a maioria, em funcionamento hoje em dia nos afazeres diários, possuírem a capacidade de atualização. A melhor e mais óbvia maneira de se fazer isso é contactar um profissional da área. Contudo, qualquer pessoa que se sinta capaz pode buscar por informações relativas aos modelos de equipamentos e peças, acessando os manuais e websites das empresas que os fabricaram ou revenderam.

Alguns equipamentos

Notebook Positivo Master N3140

Por exemplo, vejamos o caso do Notebook Positivo Master N3140. Segundo consta em suas especificações, ele suporta a instalação de um SSD SATA III de até 512GB ou, também, um SSD de até 512GB M.2 2280.

SSD Kingston NV2 250GB M.2 2280 NVMe PCIe SNV2S/250G, vai voar!!

Esse é um link de associado. Ao comprar por ele, você nos ajuda a manter o blog e não pagará absolutamente nada a mais por isso!

ssd m2 nvme kingston 250gb

SSD SATA III 500GB

Esse é um link de associado. Ao comprar por ele, você nos ajuda a manter o blog e não pagará absolutamente nada a mais por isso!

kingston 240g sata3 ssd

SSD TGT Egon T2, 120GB, Sata III 6GB/s, Leitura 550 MB/s, Gravação 460 MB/s, TGT-EGNT2-120. Já dá uma diferença!

Esse é um link de associado. Ao comprar por ele, você nos ajuda a manter o blog e não pagará absolutamente nada a mais por isso!

ssd 120 tgt egon

Lenovo IdeaPad 320 – 15IKB

Se você tiver um Lenovo IdeaPad 320 – 15IKB, você poderá querer deixá-lo mais veloz substituindo o HDD original por um SSD. O modelo abaixo é um Kingston SA400S37/960G, SATA 3.0.

Na substituição, obviamente, o HDD original ficará “sobrando” e, assim, pode ser instalado em uma gaveta ou adaptador e, desse modo, servirá como um dispositivo para backups. Ao comprar a gaveta, dê preferência às versões mais rápidas como a versão USB 3.0 ou superior.

case transp 2 5 usb3

Lenovo IdeaPad S145-15IIL

Você possui um Lenovo IdeaPad S145-15IIL ou um dos modelos abaixo?
Lenovo BS145-15IGM/BS145-15IWL/IdeaPad S145-14API/IdeaPad S145-14AST/IdeaPad S145-14IGM/IdeaPad S145-14IKB/IdeaPad S145-14IML/IdeaPad S145-14IWL/Lenovo IdeaPad S145-14IIL/IdeaPad S145-15API/IdeaPad S145-15AST/IdeaPad S145-15IGM/IdeaPad S145-15IKB/IdeaPad S145-15IML/IdeaPad S145-15IWL/Lenovo IdeaPad S145-15IIL

Quer deixá-lo mais rápido substituindo o HDD por um SSD? Segundo consta no Manual de Manutenção de Hardware, esses equipamentos possuem uma interface 2.5-inch SATA SSD (ocupada pelo HDD) e uma M.2 PCIe SDD que poderá estar vazia. Portanto, você pode adquirir um SSD NVMe M.2 de 500GB.

nvme m2 500g kingston

E o HDD, vai sobrar? Depende… Você poderá deixá-lo instalado ou retirá-lo e colocá-lo para guardar seus dados, instalando-o num case como o indicado acima neste texto. Lembre-se, conexões USB 3.0 ou superiores serão mais rápidas.

case transp 2 5 usb3

Netbook Philco 10C2-P123WB

Possuo um Netbook Philco 10C2-P123WB, tem como deixá-lo mais rápido? Sim! Apesar dele ser bastante antigo, esse equipamento aceita a substituição do HDD por um SSD, ajudando bastante na performance. Você pode adquirir o SSD Kingston 500GB, 240GB, 120GB, ou o Crucial BX500, etc.

kingston 240g sata3 ssd

Se quiser, conforme já mencionado neste texto, utilize o HDD que sobrar como um HDD externo instalado em um case.

case transp 2 5 usb3

Aguarde! Esse conteúdo será incrementado em breve!

REFERÊNCIAS

1 – mconnors. Disponível em: <Computer Royalty Free HD Stock Photo and Image | Morguefile.com>. Acesso em: setembro de 2023.

2 – Tech & Lifestyle. Crucial 1TB SSD (MX500) – Disassembly – What’s Inside?. Disponível em: <https://youtu.be/gvzVpna3dZA?si=E49FipIzq2WMFCXR>. Acesso em: setembro de 2023.

3 – OpenAI. Comparação de vida útil de um HDD e um SSD.

4 – OpenAI. Diferenças entre as memórias NAND SLC, TLC e MLC.

5 – OpenAI. Vida útil das memórias NAND SLC, TLC e MLC.

6 – OpenAI. NAND QLC.

7 – INFOWESTER. Disponível em: <Diferenças entre SLC, MLC, TLC, QLC e PLC nos SSDs (infowester.com)>. Acesso em: setembro de 2023.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.