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IA na prática: como o ChatGPT ajuda a corrigir e dar feedbacks

ChatGPT ajuda a corrigir e a dar feedbacks pedagógicos.

Corrigir trabalhos, avaliar redações ou revisar atividades são tarefas complexas para quem trabalha com educação. Ora, educadores sabem o quanto essas tarefas demandam tempo, energia e atenção.

Agora imagine ter uma ferramenta que pode sugerir correções, dar feedbacks iniciais e, até, ajudar a organizar critérios de avaliação, tudo isso com base no que você já faria — entretanto, com mais agilidade.

Neste artigo, você vai descobrir como o ChatGPT pode ser um grande aliado para professores e estudantes, otimizando a rotina sem substituir o olhar humano tão essencial no processo educacional. Verdade, o ChatGPT ajuda a corrigir e dar feedbacks; é o que provarei aqui.


Como o ChatGPT “pensa” ao corrigir?

O ChatGPT é um modelo de linguagem treinado para entender contextos, identificar padrões de escrita, sugerir melhorias e responder perguntas com base em dados que aprendeu até 2023.

Ele não julga, não pune e não dá nota sozinho, mas é capaz de:

  • Identificar erros gramaticais ou ortográficos;
  • Sugerir reescritas mais claras ou formais;
  • Apontar argumentos fracos em uma redação;
  • Auxiliar com rubricas e critérios personalizados;
  • Oferecer feedbacks construtivos em segundos; e
  • Muito mais!

Tudo isso pode ser feito a partir de um prompt bem escrito, que é como um “comando de entrada”.

Um adendo importante sobre o aprendizado do ChatGPT

Versão gratuita (GPT-3.5)

  • Tem acesso a conhecimento limitado até setembro de 2021.
  • Não tem acesso à internet nem atualizações após essa data.
  • Tudo que responde vem do treinamento com textos públicos e licenciados até o corte.

Versão paga (ChatGPT Plus com GPT-4-turbo)

  • O modelo mais recente (GPT-4-turbo) foi treinado com dados até abril de 2023, conforme informado pela própria OpenAI na documentação oficial.
  • Algumas respostas podem parecer atualizadas, mas o modelo não tem memória real-time do que aconteceu após esse período, a não ser que a ferramenta de navegação pela web esteja ativada (no ChatGPT Plus com navegação).

GPT-4o (Omni) – Lançado em maio de 2024

  • Data de corte de conhecimento: abril de 2023, assim como o GPT-4-turbo.
  • Fonte oficial: OpenAI afirmou isso no evento de lançamento e na documentação atualizada.
  • Ele não tem acesso nativo à internet, a não ser que a ferramenta de navegação esteja ativada (disponível no ChatGPT Plus).
  • Tem melhorias em velocidade, custo e capacidade multimodal (áudio, imagem, texto e vídeo).
  • Está disponível para todos os usuários do ChatGPT, incluindo os gratuitos, mas com limites de uso diário.

GPT-3.5-turbo e mini (apelidado “3o-mini”)

  • São versões otimizadas do modelo GPT-3.5.
  • Data de corte de conhecimento: setembro de 2021.
  • Usado na versão gratuita do ChatGPT e em implementações que priorizam velocidade e custo.
  • Não possui memória nem atualização posterior à data de corte, exceto quando integrado com navegação.

Exemplos práticos para professores

1. Correção de uma redação do 9º ano

Prompt de exemplo:

“Corrija e dê um feedback construtivo para a seguinte redação de aluno do 9º ano sobre o tema ‘Uso das redes sociais por adolescentes’. Use uma linguagem simples e pedagógica.”

O ChatGPT retorna uma análise com pontos positivos, aspectos a melhorar e, se você quiser, até sugestões de reescrita.


2. Sugestão de critérios de correção

Prompt de exemplo:

“Crie uma tabela simples com critérios para corrigir uma redação do ENEM com base nas 5 competências. Adapte a linguagem para alunos do ensino médio.”

Você pode copiar, adaptar e até colar essa rubrica em seu Google Docs, plataforma da escola ou enviar para os estudantes revisarem sozinhos.


3. Análise de respostas discursivas

Prompt de exemplo:

“Leia a seguinte resposta de um aluno para a pergunta: ‘Qual foi a importância da Revolução Francesa?’ e sugira um comentário pedagógico breve, destacando o que está bom e o que pode ser melhorado.”

Estudantes também podem usar?

Sim, desde que bem orientados. A IA pode ser uma ferramenta muito útil e surpreendente para:

  • Revisar um texto antes de entregar;
  • Simular uma autoavaliação;
  • Receber sugestões de melhorias;
  • Aprender com os próprios erros.

Mas atenção: o uso deve ensinar, não fazer o trabalho por completo. É papel da escola mostrar a diferença entre uso ético e plágio digital.


IA NÃO É CORRETOR OFICIAL!

Apesar de eficiente, o ChatGPT não substitui o olhar pedagógico de um professor. A IA ajuda, mas não entende contexto emocional, histórico, ou pedagógico com profundidade humana.

Portanto:

  • Use o ChatGPT como apoio, não como substituição;
  • Personalize os prompts de acordo com seus objetivos de aula;
  • Revise as sugestões, adapte à realidade da turma e mantenha o toque humano.

Dicas para usar bem o ChatGPT em sala de aula

✅ Comece com tarefas simples (como análise de frases ou sugestões de título);
✅ Crie um banco de prompts para correções por tipo de atividade;
✅ Oriente os alunos sobre uso consciente e responsável;
✅ Mostre como o feedback automatizado pode ser o primeiro passo para a reescrita;
✅ Incentive o uso para autoavaliações guiadas.


Conclusão

Com o ChatGPT, o professor ganha tempo, qualidade e personalização no processo de avaliação. Além disso, os estudantes passam a participar mais ativamente da própria aprendizagem.

A inteligência artificial não veio para tirar o lugar do educador, mas para potencializar suas habilidades como ferramentas muito úteis e ágeis. Com bom senso, criatividade e ética, é possível transformar a forma como lidamos com as correções e feedbacks em sala de aula.

Referências

OPENAI. ChatGPT Release Notes. Disponível em: https://help.openai.com/en/articles/6825453-chatgpt-release-notes. Acesso em: 11 maio 2025.
OPENAI. GPT-4o and more. Disponível em: https://openai.com/index/gpt-4o-and-more. Acesso em: 11 maio 2025.
OPENAI. Models. Disponível em: https://platform.openai.com/docs/models. Acesso em: 11 maio 2025.

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