Pular para o conteúdo

Google Colab pra aprender e arrebentar!

img post1200

Se você é aprendiz, ou está querendo ser programador em Python, então, precisa usar o Google Colab pra aprender.

Use o google colab pra aprender e arrebentar!

Introdução

O Google Colaboratory, mais conhecido como Colab, é muito poderoso, pois possui capacidades e características significativas voltadas para a análise de dados e aprendizado de máquina. Nesse sentido, é amplamente utilizado por profissionais dessas e outras áreas.

Convença-se

Você pode estar pensando: ora, se só os “picas das galáxias” usam, ele deve ser muito complexo e caro, sendo inacessível para aqueles que estão entrando para o mundo do desenvolvimento, tipo aprendizes ou jovens estudantes de escolas públicas que querem ser programadores de Python! Além disso, analistas e cientistas de dados, ou os programadores avançados de aprendizado de máquinas, devem ganhar muito dinheiro e, assim, possuírem equipamentos muito bons para conseguirem usar o Colab!

Absolutamente, não! E nem foi dito, aqui, que só os picas usam.

O potente Google Colaboratory é algo extraordinário! Composto de hardware possante fornecedor de todo o processamento que os mestres precisam, e é o mesmo para você estudar e ser “o cão” (outro mestre) em Python. É isso aí, acesso grátis aos recursos computacionais, tais como SSDs, Memória RAM, CPUs, GPUs e TPUs.

Diretamente de dentro da infraestrutura mantida pelo Google, é servido de modo gratuito. Você só precisa ter uma conta do Google para usufruir de tudo!

E aí, você é meio descrente e diz: ah, mas vou precisar ficar instalando os softwares para usar. Para aprender Python, dentro do Colab, será necessário habilitar um monte de coisas, instalar bibliotecas e módulos, assim como eu devo fazer quando vou programar em um laptop ou microcomputador.

Mais um não! Tudo já está lá!

Você acessa pelo seu navegador preferido, com sua conta gratuita do Google, e programa direto no browser (Navegador pra ti que não fala Inglês, diz Chico, o vendedor raiz).

Acha que é brincadeira? Leia o que o próprio Google diz [2]:

[…] O Colab, ou “Colaboratory”, permite escrever e executar Python no navegador e conta com o seguinte:
* Nenhuma configuração necessária
* Acesso a GPUs sem custo financeiro
* Compartilhamento fácil
Você pode ser um estudante, um cientista de dados ou um pesquisador de IA, o Colab pode facilitar seu trabalho. […]

Veja esse vídeo introdutório, do próprio Colab, em Inglês:

Testa aí, é uma barbada:

  • abra o Chrome (faça login, caso ainda não tenha feito);
  • digite a url colab.google.com;
  • clique em “Novo notebook”;
  • na célula de código disponível digite: print(‘Olá, mundo!’); e
  • clique no botão de executar ou use a sequência de teclas Ctrl + Enter, e pronto!

Você pode querer avançar um pouquinho mais com essa postagem: Codificando em Python os 12 passos do algoritmo da fila do lanche.

Livro relevante!

Esse é um livro muito relevante para este assunto e muito bom!

Esse é um link de associado. Ao comprar por ele, você nos ajuda a manter o blog e não pagará absolutamente nada a mais por isso!

alo para iniciantes capa comum 2017

Para não ser tão extenso neste texto introdutório, apenas quero dizer essas últimas coisinhas:
O Google Colaboratory funciona com base em diversas tecnologias, sendo uma das principais o Jupyter Notebook. Em suma, permite criar documentos interativos, com código executável, textos explicativos com mídias diversas, códigos separados e organizados em células etc. Outrossim, o seu notebook será salvo no Google Drive e você pode compartilha-lo com qualquer pessoa que desejar. Por exemplo, com um colega ou equipe de trabalho na escola e, também, com seu professor.

Conclusão

Independente de você já ter conhecimentos de Python, ou se está no início, ou nem começou, antes de comprar um microcomputador ou laptop de última geração, com hardware poderoso e bem caro, considere iniciar o desenvolvimento em Python pelo Colab. Isso lhe dará a liberdade de poder adquirir um dispositivo usado, com o menor custo possível, haja vista o fornecimento de todos os recursos de desenvolvimento, processamento e armazenamento pelo ambiente do Colab. Além do mais, com um smartphone, você continua seu aprendizado e programação.

Referências

  1. GELBART, Sabrina. Foto de código de programação. Pexels, 12 de dez. de 2016. Disponível em: <Foto de Sabrina Gelbart: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-de-quadro-completo-do-padrao-abstrato-249798/>. Acesso em: agosto de 2024.
  2. Google. Conheça o Colab – O que é o Colab. Disponível em: <https://colab.research.google.com/>. Acesso em: agosto de 2024.
  3. Google. Logomarca. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Google_Colaboratory_SVG_Logo.svg>. Acesso em: agosto de 2024.
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.