Já passou pela dificuldade de encontrar o formulário de contato direto com o suporte do Google? Se sim, então aqui vai o link pra você.

Índice
Introdução
Um amigo meu, com muitas dificuldades para “perder tempo” com soluções em tecnologia, entrou em contato comigo e reclamou de cobranças em seu cartão de crédito, advindas do Google Workspace. Resolvi ajudá-lo.
Simbolicamente, aqui neste texto, vou me referir ao “meu amigo” como “Muami”.
A origem do problema
Muami teve a necessidade de utilizar algum tipo de serviço do Google. Segundo ele, talvez tenha sido em um momento em que uma empresa solicitou que ele participasse de um treinamento sobre um software que ele havia adquirido. Na ocasião, foi uma aula online e, ao acessar o link para o evento, apareceu uma mensagem para utilizar o Google G-Suite gratuitamente por 14 dias, ou seja, um tempo de teste.
Provavelmente, Muami achando que pudesse ser uma reunião online dependente de um aplicativo pago ou comercial, acabou fazendo o cadastro para uso do G-Suite e, assim, gerado configurações do Google Workspace. Dessa forma, cadastrando, inclusive, a forma de pagamento via cartão de crédito. Assim sendo, ao clicar no aviso, a tela abaixo abriu:
Depois de algum tempo…
Passados os dias e semanas, Muami notou uma cobrança na fatura do cartão, com a seguinte descrição:
Dlocal*google Gsuite Rosao Paulo… – 52,84.
Então, sem lembrar do que exatamente havia acontecido, passou por trabalhos de entrar em contato e contestar o valor cobrado junto à operadora do cartão, cancelou cartão, etc.
Tentou de algumas formas, até onde poderia lembrar e entender, entrar em suas contas e, assim, buscar por descadastrar o cartão, cancelar serviços, etc.
De fato, em suma, o que aconteceu foi que ao se cadastrar para o teste gratuito de 14 dias, do Google G-Suite, a própria automação do Google gerou configurações padrões. Porém, passou a avisar por email que as devidas configurações deveriam ser feitas de modo efetivo pelo usuário.
De modo claro e simples, o Google enviou e-mails informando:
- O recebimento das informações de faturamento.
- Do acesso que teria ao Google Workspace e seus recursos.
- Da configuração do Google Workspace para o domínio especificado.
- Do oferecimento de ajuda para a configuração do Google Workspace.
- Do prazo de 3 (três) dias restantes para configurar o Google Workspace.
- OBS.: Neste aviso, o Google salienta que se a propriedade do domínio não for verificada, a conta de teste do Google Workspace será excluída, automaticamente, em três dias.
- Um lembrete de que o o teste do Google Workspace está terminando.
Então, o que houve foi que Muami não prestou muita atenção aos e-mails, logo, as coisas foram acontecendo de modo automático, sem que ele percebesse.
Ora, parece tudo bem tranquilo, foi acontecendo e foi tudo bem avisado:
- Cadastro para teste e aceite de termos.
- Avisos de:
- boas vindas;
- configurações e ajudas;
- aviso de exclusão automática das configurações automáticas de teste; e
- término de período de teste e início das cobranças.
Pergunto: por que não pararam a cobrança após a exclusão automática das configurações do Google Workspace? A não efetivação da configuração e da confirmação da propriedade do domínio não seria um bom indício da não continuidade de cobranças pelos serviços?
Não é simples responder tais perguntas de forma direta, e a fornecedora do serviço vai ter argumentos para não parar a cobrança. Além disso, o cadastro no serviço e aceite dos termos, foi de vontade espontânea do usuário.
Há algo aqui que complica muito a situação, que considero perturbador:
para remover ou configurar formas de pagamento, ou cancelar serviços, ou pedir reembolsos, dentre outras necessidades, será necessário acessar o Admin Console do domínio. Sabe onde ele fica? Dentro das configurações do Google Workspace, que foram removidas, automaticamente, conforme avisos por e-mail.
Imagine agora, no caso do exemplo do perfil de usuário mencionado aqui. Um empresário ocupado, sem conhecimentos técnicos aprofundados, ter de lembrar das coisas que fez e, ainda, ter a paciência de encontrar e acessar configurações que ele não realizou, que nem imagina onde possam estar, mas que, para piorar tudo, foram excluídas!
Veja! Que fique claro que em nenhum momento digo que foi algo ilícito ou de má fé. Contudo, ocorreram etapas automatizadas (?), visando à efetivação de um serviço, e elas iniciaram com o aceite e ações de um usuário sem conhecimentos técnicos do nível de complexidade da situação.
Então? Busque saber o que está contratando, tenha atenção em cada passo realizado, bem como em cada aviso emitido, inclusive, por e-mails! Se não tem tempo e paciência para isso, contrate alguém que possa fazê-lo com responsabilidade, por você, do início ao fim do processo.
Minha busca estressante
Objetivando ajudar o Muami, solicitei suas contas e outras informações, conforme eu iria precisando.
Para resumir, entrei com a conta comercial (referente ao domínio) de Muami para tentar acessar mais dados sobre os serviços e cobranças.
Observando os e-mails de comunicação, entendi que boa parte dos procedimentos foi feita de modo automático, inclusive a própria remoção de toda a configuração de teste do Google Workspace.
Fiz logins com as únicas contas possíveis, fornecidas por Muami, querendo ter acesso ao Admin Console, mas não funcionou. Pensei que o Muami poderia ter removido ou desfeito algo na esperança de não ser mais cobrado.
Uma ação que tentei por quatro vezes diferentes, foi a adição de uma conta para acessar o Admin Console do domínio. Entretanto, em cada tentativa, após inserir conta e senha, fazer as confirmações de dois fatores, retornava à mesma tela de adição de conta. A bendita tela é da figura a seguir:
Pra cada tentativa, uma esperança de uma mensagem diferente, uma frustração e um pouquinho mais de cortisol no sangue… E nem um aviso de erro, nem por e-mail…
AH, MAS ENTÃO VOU PEDIR SUPORTE!! Que ótima ideia eu tive!!
Eu acreditei nisso, entretanto, surge a instrução: “para falar com um especialista do Google Workspace, acesse o Admin Console.” (Google, 2024).

Ora, se as configurações foram feitas de modo automático e, além disso, foram excluídas automaticamente, como eu acesso o Admin Console? E como eu converso com alguém sobre isso?
Para efeito de esclarecimento, obviamente, eu poderia ter lido e estudado cada parte da vasta documentação, de ajuda e suporte, disponibilizada pelo Google. Sim, isso parece ser verdade. Todavia, eu achei que poderia resolver indo no “feeling“, lendo pouco, querendo economizar tempo e energia, já que as coisas, os métodos, as instruções, formas ou modos estão em constante mudança.
Incorremos no risco de sermos muito bons em algo obsoleto, do dia para a noite, ou logo após o café. Tentar estudar e ser expert em determinado nicho ou segmento tecnológico é um desafio reservado aos robôs, minha opinião.
Fui consultar o Gemini
Após introduzir o assunto, colocando o problema, a IA do Google, o Gemini, disse para seguir a ajuda disponível na Internet e, consequentemente, voltei a ver a instrução da imagem acima, ou seja, de entrar no Admin Console para obter ajuda.
Continuei “chatteando” com o bicho da sabedoria e, em algum momento, em alguma parte dos textos das respostas, encontrei que poderia falar com alguém, do suporte do Google, por um tal de “Formulário de Contato”, que poderia ser acessado mesmo sem ter entrado na conta.
O formulário citado, obviamente, não é de fácil acesso. Você precisa ser persistente para, de fato, encontrá-lo. Além disso, possivelmente, caso o tenha encontrado, não vai lembrar como foi que o acessou (-,-), haja vista a imensidão de instruções que te levarão a ações específicas, dentro dos documentos de ajuda e suporte.
Formulário de contato direto com o suporte do Google
Atenção! Antes de acessar o link do formulário, recomendo que leia o restinho desse conteúdo, para ter noção do que houve com minha solicitação e ter uma ideia do que você irá escolher das opções que abrirem.
Em fim, o cobiçado link abrirá o que mostra na imagem abaixo, porém, poderá estar em língua inglesa.
Insira o domínio correto, aquele que você cadastrou na hora de “aproveitar” a oferta de 14 dias grátis do Google G-Suite, ou Workspace. Clique no botão “LOOKUP RECOVERY OPTIONS”.

A tela da figura seguinte abrirá. Marque a opção “I am experiencing a different issue.”, ali onde coloquei o número 1. Marcando essa opção, vai aparecer a mensagem “For other account recovery issues, please contact support at this form“. Então, clique na palavrinha “form” (coloquei um 2 ao lado).
Depois de você ter clicado em “form”, da instrução anterior, aqui vai o que ocorre e uma ideia do que seguir, no curto vídeo que está abaixo:
A satisfatória janela da imagem abaixo, abrirá:
E agora, acabou?
Claro que não! Você precisa estar atento aos seus e-mails, pois, em menos de 24 horas, o suporte entrará em contato.
Bem resumido, obtive o seguinte, após o envio do formulário:
- Confirmação de abertura do chamado: “We have received your request and a new case“.
- Em seguida, veio uma resposta que não aceitei, a saber:
“[…] Olá,
Agradecemos o contato com o suporte do Google Workspace.
O nome de usuário informado “seuusuario@seudominio.com” não foi excluído nos nossos sistemas. Fale com o administrador do Google Workspace se precisar de assistência referente a essa conta.
Atenciosamente, […]” - Parte da minha resposta:
“Olá, não é simples assim!!!
Infelizmente, não consigo ter acesso ao Admin Console. Sempre que tento entrar, pede para adicionar uma conta e volta SEMPRE para a mesma tela, de adicionar uma conta. […]”.- Eu expliquei o que eu desejaria que acontecesse e o que já havia feito. Isso é importante para dar um direcionamento correto ao caso!
- Depois, um atendente muito cordial deu continuidade, solicitando confirmações para eu poder acessar, efetivamente, o ambiente de administrador do domínio comercial, dentro do Google Workspace.
- Daí para frente, mais alguns e-mails com instruções, e ações realizadas por mim e, definitivamente, a tão desejada tela para o proprietário do domínio:

Após o cancelamento da assinatura, você poderá querer excluir a conta, então, siga os passos e o faça conforme vai lendo e decidindo. Eu fiz isso e posso fazer uma postagem de como fiz, caso queira.
Palavras finais
O que digo aqui, essas minhas palavras finais, serve para variadas situações dentro do “cibermundo”.
- Leia com atenção as mensagens que surgem, principalmente, aquelas contidas em pop-ups e páginas sequenciais com os respectivos alertas e avisos do que está sendo feito.
- Faça gravações das telas, ou screenshots dos passos realizados e você poderá relembrar o que fez e o que estava escrito.
- Por mais que você pense que tem memória boa, vai acabar esquecendo e, além disso, os textos e instruções mudarão em alguma atualização, isso é normal na dinamicidade do mundo digital.
- Acompanhe os comunicados, notícias ou alertas que virão por e-mail.
- Não tem paciência e nem tempo? Contrate alguém de confiança para realizar por você.
Saliento que sou muito grato por todos os serviços e tecnologias oriundos de muitas empresas tecnológicas, inclusive, ao Google! Com efeito, eu os admiro por tamanha capacidade de proporcionar ótimos serviços e inovações. Grande parte do que oferecem é de modo gratuito e com excelente desempenho.
Esta postagem é um relato sobre apenas uma das inúmeras situações que acontecem por aí, e visa ao esclarecimento e auxílio daqueles que buscam resolver um problema, com base nessa experiência, munida do Formulário de Suporte do Google.
Referências
Google. Ajuda do Administrador do Google Workspace – Como entrar em contato. Disponível em: <https://support.google.com/a/answer/1047213?hl=pt&ref_topic=7067151&sjid=5553945950387722395-SA>. Acesso em: agosto de 2024.