Identifique os passarinhos é um vídeo animado, divertido e que traz conhecimentos importantes. Você aprende o quão rica é a diversidade de aves no Brasil, instiga saber o nome comum deles em cada região, bem como o nome científico. Além disso, demonstra que não é necessário prender nenhum tipo de passarinho em gaiolas ou viveiros, pois eles podem vir muito perto de nós, basta que os respeitemos.
Passarinho livre canta feliz.
Passarinho fora da gaiola ajuda a manter o equilíbrio do ecossistema, e se reproduz mantendo a espécie, naturalmente.
Acredito que o quanto antes soubermos a importância de uma flora e fauna ricas em biodiversidade, mais entenderemos que não há necessidade da caça de animais, principalmente, no sentido de mantê-los em cativeiro para diversão ou apreciação de quem gosta desse tipo de hobby. Por outro lado, parece que alimentá-los pode ajudar a evitar que eles vão em busca de comida em lavouras, plantações ou pomares que contenham venenos que possam matá-los. Outrossim, vivendo livres, eles ainda continuarão se alimentando do que está disponível naturalmente em seu habitat.
Veja nosso post: “O que sentem os animais” e leia um livro fácil e maravilhoso sobre o sentimento, também, em aves.
Veja o vídeo: identifique os passarinhos
Você pode assisti-lo aqui mesmo, como está incorporado. Mas para saber o que o pessoal está escrevendo, sobre o nome comum e o nome científico de cada um deles, você precisará ir ao canal no YouTube.
Sugestão de comentário:
1 – passarinho pardo, nome científico passapardus
2 – tiê-preto, nome científico Tachyphonus coronatus (esse é real :-))
3 – passarinho amarelo, nome científico passamarelus
4 – etc e tal…
Importante, para comentar você precisa ir até o vídeo no YouTube.
Esse é o primeiro vídeo de alguns que serão enviados no canal #soseforutil. Nos outros, você verá gaturamos, saíras, sanhaços, cambacicas, pica-paus, sabiás, xexéus e vários outros. Todos da região norte de Santa Catarina. Acho que serão uns 4 ou 5 vídeos do gênero.
O que utilizei para produzir este vídeo?
Sou fã de utilizar alternativas gratuitas, porém, boas (ou excelentes) para o meu trabalho. O que penso com relação a isso? Bom, se posso economizar com a aquisição de licenças, então posso investir em cursos e livros.
Veja abaixo o que utilizei, com links para o produto, site oficial ou curso sobre o item. Para visitar, basta clicar na imagem.
Para a filmagem e fotografias utilizei:
Para a edição/criação de imagens, áudios e vídeos utilizei:

Inkscape, nele eu editei os balõezinhos para os números de identificação. É um software profissional para a criação e edição de imagens vetoriais, é similar ao Adobe Illustrator e ao Corel Draw, mas totalmente gratuito.

Audacity, utilizado para a produção e edição de áudios, sons, músicas etc. É totalmente gratuito e poderoso!
Com o passar do tempo, farei tutoriais das ferramentas e recursos que aplico no meu trabalho amador de criador digital. Pois é, ainda não sou um profissional da área, mas posso ser um dia.
Agradeço a visualização.